O Dia Internacional do Reggae, comemorado em 1º de julho, homenageia em todo o mundo o gênero com raízes culturais e musicais da Jamaica, que deu origem a artistas famosos como Bob Marley, que liderou a propagação do ritmo. Mas, por que o gênero tem sua comemoração no dia 1º de julho?
Andrea Davis criou o Dia Internacional do Reggae em 1994 depois de ouvir Winnie Mandela falar sobre a esperança e a força que o gênero deu aos sul-africanos sob o apartheid.
Atualmente, milhares de fãs e músicos de todo o mundo se reúnem em Kingston, na Jamaica, para celebrar a data, que é comemorada anualmente em 1º de julho, desde a sua criação, e é dedicado a celebrar a história do reggae, que surgiu em um pequeno país insular no Caribe.
A data do festival também ganharia importância devido à morte do renomado músico Dennis Brown, também conhecido como O Príncipe Herdeiro do Reggae, em 1º de julho de 1999.
Em terras brasileiras, o gênero é comemorado em outro dia. Isso porque, no Brasil, 11 de maio é o Dia Nacional do Reggae em homenagem ao falecimento do famoso cantor e compositor jamaicano Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, cuja influência ajudou a espalhar o ritmo por todo o mundo.