O Greta Van Fleet, que se apresentou pela terceira vez no Brasil durante o Lollapalooza 2024, é bastante comparado ao Led Zeppelin.
De fato, os músicos inspiraram-se em Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham. Mas não tão intensamente quanto o público pode pensar. Na verdade, os artistas mais jovens passaram a ouvi-los somente depois que estavam crescidos. “Nossas inspirações abrangem muita coisa. Não há um tipo de música que a gente não goste. Quanto ao Led Zeppelin, não ouvíamos rock enquanto crescíamos. Isso aconteceu na época do ensino médio”, citou o guitarrista Jake Kiszka para a Guitar Player. “Ouvimos todos os tipos de coisas, até mesmo música clássica como Frédéric Chopin e Mussorgsky, Bach e Beethoven”.
O próprio instrumentista reconhece as semelhanças. Contudo, revelou à FaceCulture que não foi totalmente proposital. “Não acho que a gente tenha percebido antes as semelhanças que compartilhamos com o Led Zeppelin. É uma das maiores bandas da história, então, [a comparação] é inspiradora e honrável. Mas acho que ficamos mais ligados nas semelhanças porque nos disseram, precisamos de certo tempo para identificar. Mesmo que não tenha sido uma grande influência para nós, ainda é influente e dá para perceber isso. Mas, no geral, isso não afeta nosso processo de composição.”
Um video que circula na internet, mostra Robert Plant elogiando bastante o Greta Van Fleet, e também fazendo comparações com o Led Zeppelin, durante uma entrevista.
Para a revista Rolling Stone, Sam Kiszka revelou que a banda já se sente madura e estabelecida, “Agora, felizmente, sinto a gente como uma banda muito mais estabelecida. E perceba, mesmo que não tenhamos feito nada muito diferente desde então, agora as pessoas veem e ouvem Greta Van Fleet. E eles sabem o que é, que já existe há algum tempo. O paradigma é que Greta Van Fleet é uma coisa.”
"É bom não termos que sentir que estamos provando algo a nós mesmos. Está provado o que Greta Van Fleet é, e adoro isso. Mas o que fazemos agora é, em alguns aspectos, diferente apenas devido à intensidade da agenda. É apenas diferente, mais brutal e é muito, muito bom", finalizou.