Em novembro de 1985 chegava às lojas Songs to Learn & Sing, compilação do Echo & The Bunnymen.
Lançado em LP, cassete e CD pela Korova, WEA e Sire Records, o álbum recebeu críticas positivas e alcançou o sexto lugar na UK Albums Chart e o número 158 na Billboard 200 dos EUA.
Songs to Learn & Sing serve para mostrar o quanto o Echo & The Bunnymen, com um pós punk redesenhado, se tornou tão importante quanto bandas como The Smiths, Siouxsie and the Banshees, Depeche Mode e New Order ao longo dos anos 80.
O álbum marcou o lugar cimentado dos Bunnymen e apreciou o ambiente cantante do vocalista Ian McCulloch. Esta compilação relembra a ascensão e carreira inabalável da banda, destacando o trabalho dos Bunnymen entre 1980 e 1985, coletando as faixas mais proeminentes que fizeram da banda a poética que a imprensa britânica aclamava (especificamente em faixas mais antigas como Do It Clean e Rescue).
O uso frequente da bateria eletrônica clássica da banda ou "echo", também foi uma característica importante nas faixas dos Bunnymen.
Com vários trabalhos de produção de Ian Broudie do Lightning Seeds, David Balfe e Bill Drummond (do KLF), o Echo & The Bunnymen alcançou um grande status de culto ao longo dos anos 80 do Reino Unido.
Songs to Learn & Sing é uma coletânea sólida e abrangente da banda, também apresentando a faixa inédita, poderosa e belíssima Bring on the Dancing Horses cujo single alcançou a posição 21 no UK Singles Chart e o número 15 no Irish Singles Chart.