Há exatos 38 anos, a banda Ira! lançava o álbum "Vivendo e Não Aprendendo", que é o segundo disco do grupo.
Considerado por muitos fãs como seu melhor álbum, e também por especialistas como o melhor álbum nacional dos anos 80, o disco contém muitas faixas que se tornaram grandes sucessos do rock nacional, com músicas que tocam até hoje nas rádios e nas principais plataformas de música da internet.
Vivendo e Não Aprendendo era o mais famoso e também o mais bem sucedido comercialmente disco da banda, até o lançamento do Acústico MTV em 2004.
O disco de 1986, segundo o jornalista Ricardo Alexandre, em seu livro Dias de Luta, cujo nome foi tirado, obviamente, de um dos sucessos deste álbum, vendeu 180 mil cópias à época de seu lançamento, apesar de outras fontes divergirem quanto à isto, com estimativas de vendagens que variam entre 150 mil e 250 mil cópias.
Por mais de dez anos, este foi o único álbum do Ira! a ter alcançado o status de disco de ouro.
Vivendo e Não Aprendendo, lançado pela WEA em agosto de 1986, foi gravado entre maio e junho do mesmo ano, no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, e as faixas 9 e 10 gravadas ao vivo na Brodway, em São Paulo, em 3 de maio de 1986. Posteriormente, em dezembro de 2000, foi remasterizado e lançado em CD.