O R.E.M. é uma das bandas de rock mais tocadas no rádio durante décadas, e o auge de seu sucesso mundial foi com o lançamento do álbum "Out Of Time" (1991), trabalho que ainda contou com a formação original, Peter Buck (guitarra), Mike Mills (baixo, teclado e backing vocal), Michael Stipe (vocal) e Bill Berry (bateria, percussão e backing vocal).
A primeira faixa do disco, Radio Song, em colaboração com o rapper KRS-One, e que foi o quarto single do disco, é a típica faixa feita pra se tocar em rádio, especialmente nos EUA.
Na sequência, um dos maiores hits do álbum e da banda, Losing My Religion, que tem baixo, bandolim, bateria e o violão de Peter Holsapple. A canção foi um verdadeiro furacão na carreira da banda e o título é para designar que alguém está perdendo a paciência ou que está no limite.
Low é uma canção estranha, soturna e com a mesma levada do início ao fim, com destaque para o vocal de Stipe.
Outra que foi single, Near Wild Heaven, também foi concebida pra tocar em rádio e tem Mike dividindo os vocais com Stipe.
Endgame é quase uma balada instrumental e tem uma cara de cut cut.
Pra alegria geral, chega Shiny Happy People, que ganha e muito com a participação de Kate Pierson, do B-52's. Junto com os dois temos Mills fazendo parte do refrão e o videoclipe em pura alegria, com todos dançando. Apesar de toda festividade, Stipe faz menção de forma irônica ao massacre da Praça Celestial, em Pequim, dois anos antes.
Belong é quase toda instrumental e o baixo é o destaque.
Já Half a World Away tem uma levada muito legal.
Texarkana também mostra o lado alegre da banda, com destaque para o baixo e a bateria.
Country Feedback e Me In Honey fecham este trabalho que foi um divisor de águas na carreira da banda.